COMO SE LIVRAR DAS DIVERGÊNCIAS NO PAGAMENTO DOS FRETES

Já explicamos que a complexidade do cálculo do preço do frete se dá por diversos motivos, principalmente a quantidade de variáveis sobre a conta final. Todos esse fatores determinantes atrelados ao intenso volume e demanda tornam a logística dos pagamentos dos fretes bastante difícil. Desta forma, a realidade que muitas indústrias enfrentam é a do descontrole nessa atividade, essas empresas perdem milhões de reais com as divergências no pagamento dos fretes. Tais erros custam caro e, muitas vezes, os gestores não são capazes de identificá-los facilmente. Aliás, identificar divergências manualmente em um mar de conhecimentos de transportes é extremamente complicado, entretanto a tecnologia consegue oferecer otimização para esse processo. Veja como se livrar das divergências no pagamento dos fretes.

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Divergências no pagamento dos fretes

Antes de descobrir como evitar as divergências é preciso entender como elas são causadas na maioria das vezes. Muitos fatores podem ser responsáveis pelos erros que acometem o pagamento dos fretes e, ao contrário do que se pensa, nem sempre esses erros são propositais. Embora haja situações em que a incompatibilidade dos valores seja motivada por más intenções, existem ocasiões nas quais os erros são acidentais e imprevistos. 

Alguns fatores que provocam a divergência no pagamento dos fretes são:

Reajuste na tabela

Anualmente a ANTT atualiza a tabela de fretes que norteia as negociações. Sendo assim, é preciso sempre verificar a validade da tabela para acompanhar os preços reais, uma vez que se a tabela estiver desatualizada, o preço do frete será divergente.

Cobranças em duplicidade

Esse fator que contribui para as divergências no pagamento dos fretes é causado principalmente por falta de atenção, ou seja, erro humano. Em operações manuais, as duplicidades podem passar despercebidas e o custo do frete é dobrado.

Erros de cubagem

A cubagem é o cálculo que determina como será cobrado o frete de uma carga cuja as dimensões são diferenciadas, por exemplo, muito leve e volumosa ou muito pesada e pequena. Então, caso os cálculos não sejam fidedignos, pode haver variação no preço do transporte.

Como acabar com as divergências 

A fim de evitar uma perda de dinheiro absurda, a auditoria de fretes é a atividade que se responsabiliza por conferir todos os pagamentos. Assim, possíveis erros são identificados e corrigidos antes que haja divergências no pagamento dos fretes. 

Todavia, a auditoria de fretes não é aplicada na maioria das indústrias e grande parte das que apostam nessa solução, ainda a realizam de forma manual e defasada. Quando o embarcador entende a necessidade da auditoria, normalmente ele começa a fazer a auditoria através do Excel. Porém, dado ao enorme volume de conhecimentos, os dados ainda estão expostos ao risco das divergências.

Para garantir que a auditoria de fretes seja eficiente e eficaz, soluções tecnológicas entram em ação. O sistema TMS é capaz de integrar as informações e ajudar na hora de conferir os pagamentos, cruzando os valores a serem pagos com os valores acordados. Além disso, essa tecnologia aliada à expertise de uma empresa de outsourcing podem fazer toda a diferença na logística das indústrias. 
conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você