SAIBA COMO OTIMIZAR A GESTÃO DE FRETES

O setor logístico de uma empresa envolve diversas atividades que permitem a movimentação do produto, seja qual for o destino. Portanto, está diretamente ligado com o sucesso da organização, uma vez que a entrega é a última etapa para concluir uma venda. Sendo assim, por envolver diversas etapas, desde o armazenamento até o transporte, a gestão de fretes precisa ser eficiente. Para otimizar a gestão de fretes e alcançar mais sucesso na operação logística, os gestores devem estar atentos às melhores práticas e tendências de melhorias. A tecnologia é um fator importante para tal otimização, mas não é o único aspecto que merece atenção.

Como otimizar a gestão de fretes?

A gestão de fretes é uma prática que deve ser constante nas operações logísticas. Afinal, ela compreende todos os processos relacionados com o transporte de produtos e se certifica da qualidade dos mesmos. Desta forma, os gestores de fretes são responsáveis por analisar a performance da logística e trabalhar constantemente para aprimorar os resultados. Seja na contratação de fretes, no monitoramento de entregas em tempo real ou na auditoria de fretes inteligente, as atividades logísticas necessitam ser otimizadas.

Investir em tecnologia e automatizar os processos permite redução de erros e tornam a logística mais eficiente. Inclusive, a tecnologia tem papel principal no processo de tornar a gestão otimizada, pois a ação de automatizar atividades implica em diversas vantagens. Alguns exemplos:

  • > Redução de erros
  • > Mais produtividade
  • > Mais eficiência
  • > Controle operacional
  • > Informações em tempo real
  • > Redução de custos

Porém, para otimizar a gestão de fretes, há outros pontos que são tão importantes quanto contratar soluções tecnológicas. O primeiro passo para uma gestão de fretes otimizada é entender qual a situação atual do cenário logístico. Assim, é importante analisar o desempenho do setor, principalmente através de indicadores pertinentes (KPIs). Essa análise irá apontar as prioridades do gestor no caminho da otimização.

Após um levantamento inteligente sobre o desempenho da operação, mas antes de investir em uma solução, é preciso planejar a estrutura necessária. Entender qual o formato da área e qual a ordem dos processos vai facilitar o planejamento dos gestores para receber uma nova tecnologia e escalar a otimização da operação. Enfim, para otimizar a gestão de fretes é preciso analisar o desempenho da operação, planejar as mudanças com o objetivo de ser mais eficiente e contar com tecnologia de ponta para agregar melhores resultados.

conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você