A gigante no segmento de condutores elétricos Cordeiro Fios e Cabos Elétricos S/A, remodelou sua estrutura e adquiriu as soluções da Everlog visando realizar um amplo e definitivo projeto de controle e gestão eficiente de fretes. Em Novembro de 2017, a Cordeiro passou a contar com o time de especialistas da Everlog, munidos de inteligência e tecnologia dedicada a cumprir sua missão neste complexo mercado: criar metodologias eficazes de gestão de fretes, aplicadas com foco na obtenção de lucro através da otimização dos processos, visibilidade e controle.
O CENÁRIO ASSUMIDO
Fretes não auditados, complexidade no uso do sistema, falta de suporte, insatisfação dos transportadores; os conflitos da Cordeiro deixaram de ser elementos isolados e passaram a tornar-se um grande ciclo de ineficiência que contaminava de forma acelerada a saúde operacional e financeira dos negócios logísticos.
Mesmo contando com um sistema TMS justificado pelas décadas de atuação no mercado, juntamente com serviços de consultoria, a impressão dos gestores e dos transportadores era uma distante sensação de controle e cuidado. A ausência de gestão, suporte, acompanhamento e ação efetiva transformou os investimentos em tecnologia, consultoria e pessoas em mais um custo perdido em meio a uma confusão de dados conflitantes e caóticos. Era preciso mudar urgentemente essa realidade.
EVERLOG: PROJETO DE GESTÃO E CONTROLE DEFINITIVO:
-
Colocando a casa da Cordeiro em ordem!
Nos primeiros dias de operação, foi preciso reconfigurar completamente o sistema utilizado, revisando parâmetros e cadastros de tabela de preço.
Mesmo com contrato junto a serviços de consultoria, nenhuma ação havia sido realizada neste sentido, conflitando as bases que garantem a validação dos dados e segurança na interpretação dos dados.
-
Auditoria de frete: Explorando seu verdadeiro potencial.
A prática de auditoria impacta diretamente a gestão de valores que, por sua vez, otimiza os gastos ocasionando a redução de custos. Parece simples na teoria, mas na prática a Cordeiro tinha apenas 1 transportadora auditada – realidade de expõe a dificuldade de muitos embarcadores em dominar esse potencial estratégico.
Não haviam travas no sistema capazes de validar o processo de auditoria. Qualquer divergência era aceita com a justificativa “divergência de peso”. Com isso, toda a segurança no processo estava comprometida. Além destes pontos, os processos automáticos não eram mais executados, tornando-os extremamente manual e moroso.
A Everlog colocou 100% da operação nacional no processo, apresentando dashboards consolidados da operação do grupo inteiro. A segurança do sistema foi e do processo foi definitivamente restaurada.
-
-
Transportadores satisfeitos!
-
Ao mesmo tempo que a ineficiência, falta de segurança e produtividade contaminam a qualidade do serviço, o inverso possui potencial para gerar resultados surpreendentes.
Com o conjunto de ações da Everlog, a Cordeiro reduziu o prazo de auditoria de 40 para 9 dias no período de apenas 6 meses. Os ganhos foram angulares e afetaram principalmente a satisfação dos transportadores, que deixaram sua comum e desgastante agenda de reclamações para assumir um papel de ganhos mútuos.
Deixe um comentário