5 TIPOS DE CAMINHÕES E CARRETAS

Inegavelmente, a área de Transportes é bastante detalhista e complexa. Variações no frete, no produto, na modalidade de entrega, e nos tipos de caminhões impactam diretamente no preço das mercadorias, além de alterar o valor do frete. No texto de hoje, elencamos 5 tipos de caminhões e carretas utilizados para realizar entregas, e porque e em que circunstância eles devem ser utilizados.

Caminhões

Caminhão pesado (Truck):  

Esse caminhão aguenta cargas com peso máximo de 23 toneladas (se equipado com eixos duplos), e um comprimento de 14 metros. É chamado de caminhão pesado justamente pelo tanto de peso que pode transportar. Justamente por isso, sofre mais restrições de uso nas cidades, porém é ideal para carregar grandes quantidades de mercadoria, como açúcar e café. Essa modalidade de caminhão exige um alto consumo de combustível.

Caminhões ¾ (VUC)

Esse tipo de caminhão (Veículo Urbano de Carga) é perfeito para cargas que serão entregues em área urbana. Suas dimensões são menores (Largura máxima de 2,20 m e comprimento máximo de 7,20 m). É ideal para fretes de curta distância, pois possui baixo custo com combustível e sua velocidade é inferior.

Bitruck

O Bitruck é mais utilizado para o transporte de cargas a granel, com caçamba basculante. Possui dois pares de eixos, sendo dois traseiros e dois dianteiros.

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Carretas

Cavalo Mecânico

A carreta Cavalo Mecânico é composto por motor e rodas de tração com eixo simples (2 rodas de tração). Esse tipo de carreta aguenta até 33 toneladas.  Assim, a carroceria muda conforme a natureza da mercadoria transportada.

Carreta Cavalo Mecânico Trucado

Portanto, o diferencial do Cavalo Mecânico é possuir eixo duplo no conjunto, o que possibilita que a carreta transporte mais peso, distribuindo o volume da carga por mais rodas.

Gostou do conteúdo? A Everlog é uma empresa focada em serviços e soluções especializadas em Gestão de Fretes e Entregas para o Embarcador, com know-how para atender seus clientes em todas as etapas do processo. Nossa missão é apresentar custos mais acessíveis atuando com base em três pilares: métodos, pessoas e tecnologia.

conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você