AUTOMAÇÃO LOGÍSTICA: DIFERENCIAL COMPETITIVO

A automação logística consiste na implantação de um sistema de gestão e integração de dados. Além da automatização de processos que antes eram executados de forma manual. Processos logísticos bem estruturados são essenciais para o sucesso de qualquer empresa do setor. Nos últimos tempos, com o avanço da tecnologia, a logística passou a contar com ferramentas que auxiliam muito no controle e informatização de processos, gerando mais valor e eficiência em diversos pontos dessa cadeia de distribuição, que é um dos pilares da organização e geração de resultados de uma empresa.

POR QUE A AUTOMAÇÃO LOGÍSTICA É TÃO IMPORTANTE?

Portanto, é essencial ajustar-se às novas tendências. Para manter o nível de competitividade com outras empresas, e para atender a demanda de um público mais  exigente. Com um sistema automatizado, a empresa poderá aproveitar funcionalidades específicas. Como para melhorar compras, vendas, expedição de mercadorias, estoque de produtos, faturamento, e muito mais. Com isso, a produtividade aumenta consideravelmente. dando um controle muito maior sob as etapas e despesas envolvidas desde o pedido a entrega, tanto para gestor como para o cliente.

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

VANTAGENS DA AUTOMAÇÃO LOGÍSTICA

Controle total dos processos e redução de erros e custos

A automação logística permite controlar e organizar melhor todas as atividades no setor, além de uma total integração dos dados em um só lugar, geralmente por um painel de controle. Ou seja, com a implantação de um software, os processos tornam-se padronizados, mais ágeis e inteligentes, o que permite análises mais rápidas, para prevenção e, se necessária, correção de falhas e também para tomada de decisões.

Tudo isso, integrado a informatização de muitos processos antes manuais, agora executados por ferramentas e sistemas mais inteligentes e menos suscetíveis a erros, acaba resultando em uma grande redução de custos advindos tanto da diminuição de danos e erros, como também de gastos com pessoal.

Monitoramento de dados e processos e tomada de decisões

Quanto mais dados uma empresa conseguir coletar e analisar, melhor ela irá poder aproveitar as oportunidades que gerarão uma contínua ascensão no mercado. Por isso, ter um sistema que monitore e organize essas informações é primordial para saber o melhor momento para a tomada de decisões.

Assim, sistemas de automações geram gráficos e relatórios de maneira muito simples e precisa, o que auxilia, otimiza e acelera todo o processo estratégico que antes ocuparia horas. A partir disto, os gestores conseguem ser muitos mais eficientes no momento de decidir quais ajustes são necessários para o perfeito funcionamento do seu negócio, dedicando seu esforço e talento para assuntos mais estratégicos, visando o alto desempenho de sua empresa, resultando obviamente em uma maior satisfação do cliente com o serviço oferecido, além da oportunidade da prospecção de novos clientes.

ALGUNS DOS SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO LOGÍSTICA.

Transportation Management System (TMS)

É um sistema automatizado de gerenciamento de transporte. Utilizado para gerenciar todas as rotinas, como controle de frota, tabela de fretes, manutenções, gestão de custos etc. Não apenas automatiza os diferentes processos de transporte. Ele garantindo agilidade, segurança e maior produtividade.  Além de possibilitar uma relevante redução nos custos com transporte.  Dessa forma,  melhora nos níveis de serviço, controlando o desempenho de cada operação em tempo real por meio de GPS.

Warehouse Management System (WMS)

Um sistema apropriado para gerenciamento de estoque e armazéns. Por meio de uma série de hardwares, automatiza o controle de estoque. Ajuda a maximizar o espaço disponível, o que permite ao gestor administrar e acompanhar os processos de recebimento.  Além de outros como armazenagem, separação de pedidos e inventários.

Enterprise Resource Planning (ERP)

Um programa voltado para a gestão empresarial, responsável por realizar a integração entre as áreas (financeiro, vendas, estoque, etc).  Assim, dessa forma, auxilia na hora de uma comunicação mais eficiente, permitindo troca de informações importantes de forma automática. Os ERPs são oferecidos em módulos para controle de setores específicos. Enfim, isso facilita a aquisição para o gestor que não pode implantar o sistema integral de uma só vez.

Conheça a Everlog!

conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você