VEJA COMO MELHORAR O DESEMPENHO DA LOGÍSTICA

O setor logístico, definitivamente, é de extrema importância para as empresas. Ele é responsável por processos valiosos que influenciam em toda a mobilidade dos produtos. Afinal, sem os transportes, os produtos não chegariam até os clientes. Sendo assim, garantir a melhor performance na logística é essencial para o sucesso da empresa de forma geral. A fim de aprimorar as atividades da área de logística, soluções com esse foco foram desenvolvidas baseadas em tecnologia de ponta. Entretanto, não basta apenas apostar em uma tecnologia sem levar em conta outras características que determinam a qualidade da operação. Melhorar o desempenho da logística requer diversos alinhamentos na operação e soluções eficientes que sejam utilizadas com expertise, uma vez que este setor é bastante complexo. 

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Indicadores do desempenho da logística

O desempenho da logística se refere à qualidade da performance das atividades desenvolvidas no setor e este precisa ser compatível com as necessidades da empresa. Porém, antes de pensar em como melhorar o desempenho da logística, é preciso entender qual é o desempenho atual. Entender qual o nível da performance dos processos logísticos é fundamental para o aprimoramento dos mesmos, porque para avançar deve-se ter parâmetros do cenário atual.

Para ter conhecimento de como está o desempenho da logística, alguns indicadores de performance podem facilitar essa visualização. Esses indicadores demonstram a situação das atividades realizadas no setor e podem se adaptar às operações. Desta forma, cada empresa pode adotar seus indicadores mais relevantes. Os indicadores de desempenho logístico têm papel importante nos resultados promovidos pela área de logística, uma vez que eles trazem dados tangíveis sobre a operação de forma geral. Cada indicador cobre uma atividade específica e certifica se os processos estão sendo realizados de forma eficaz e eficiente ou não. Os principais e mais adotados indicadores são:

  • > OTIF – Representa a eficácia no cumprimento de prazos;
  • > OTD – Mede o percentual de pedidos entregues no prazo;
  • > OCT – Verifica o tempo usado desde o recebimento do pedido até a entrega para o cliente;
  • > OFR – Mensura o tempo interno para o processamento completo do pedido.

Enfim, usar os indicadores para medir o desempenho da logística é super interessante para manter o controle sobre as operações. Todavia, o que fazer caso os dados indiquem que a performance do setor não é suficiente e causa prejuízos?

Como melhorar o desempenho?

Entender a performance da logística serve para visualizar pontos de melhorias para sempre aprimorar os processos e trazer mais competitividade à empresa. Por outro lado, para usar esses dados a fim de melhorar o desempenho da logística, muitas soluções fazem parte do plano de ação. Reconhecer os erros do processo é essencial para acabar com eles. Assim, depois de entender em que parte da operação há defasagem, procurar resoluções concretas é o correto a se fazer. A solução pode estar na implantação de uma tecnologia que automatiza as atividades, acabando com erros humanos e resultando em mais eficiência e satisfação. 

Além disso, outra estratégia que traz resultados interessantes para aprimorar a logística é a contratação de outsourcing. Apostar em fornecedores que possuem tecnologia e expertise pode acarretar em um ganho alto na performance, já que profissionais especializados contam com ampla experiência e são mais ágeis na prática. 
conheca-a-everlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você