GESTÃO DE FRETE COM OUTSOURCING: É POSSÍVEL?

[Blog] Gestão de frete com outsourcing - é possível PNG (2)
Na logística, cada setor é responsável por contribuir com o planejamento estratégico, portanto, o que demanda um alto esforço de todos os colaboradores. Treinamento, investimento em aperfeiçoamento, conhecimento técnico, cultura, são apenas alguns dos elementos que envolvem e colaboram com a formação de um time promissor.  
O forte ritmo do mercado logístico se mistura a pressão de executar uma boa gestão de frete apoiado em pessoas, processos e tecnologia. Para variar, a competição do mercado e o crescimento da empresa podem fazer a inexperiência ou a ausência de um bom líder em seu time em um problema que atrofia o crescimento da sua área. Estes conflitos tem feito crescer a busca por serviços de outsourcing e terceirização logística.    

O papel do Outsourcing

Cabe ao gestor de frete o olhar atento a questões sensíveis do processo. Em sua rotina, a visibilidade operacional, comunicação com as transportadoras, auditoria de fretes, simulação de preço e gestão de ocorrências são desafio constantes que, principalmente sob forte demanda, fragilizam suas ações. É justamente quando uma organização entende não haver infraestrutura, pessoas, processos e tecnologias adequadas para superar estes desafios que o serviço especializado passa a fazer parte da agenda de inovação e performance logística.

E por que terceirizar ao invés de contratar?

Os gestores e a diretoria convivem com um propósito em comum: atingir seus objetivos comerciais e estratégicos com base na melhoria contínua. Para tanto, grandes embarcadores já deixaram uma mensagem muito clara ao mercado: terceirização. Uma empresa especialista já possui uma metodologias testadas e aprovadas pelo mercado. São compostas por profissionais experientes possuem forte inclinação para implementação de tecnologias que se encaixam no seu propósito de gestão. Não é preciso estender muito os benefícios gerados para concluir a distância que há em assumir o burocrático universo da estruturação de um time de alta performance para vencer tais desafios.  

E os custos?

É justamente neste ponto que a terceirização logística (outsourcing) tem se destacado. Ao ingressar em um serviço como este, sua gestão de fretes passará a contar com uma série de recursos que facilmente justificam o investimento realizado. Os profissionais contratados serão de responsabilidade total da contratada. O treinamento, busca por talentos, vivência e preparo para enfrentar os desafios de gestão também lhe farão respirar aliviado pela “passagem de bastão” deste tipo de serviço para um time de especialistas. Além disso, as empresas de auditoria e gestão de fretes que imprimem um serviço de auditoria possuem metodologias fortalecidas e validadas.
Atente-se a buscar empresas com uma carteira de clientes de alta relevância. É natural que você tenha que entender as limitações e o formato de entrega do negócio. Questione abertamente a capacidade de resultados, sendo:  

Direto

Quais números esta empresa tem potencial de gerar? Qual redução de custos (seja na identificação de divergências ou na readequação do time) poderá obter?  

Indireto

Irei perceber o aumento da qualidade dos meus serviços? A área de compra, TI e outros irão ter benefícios no ambiente de trabalho? Meu cliente poderá contar com uma entrega mais rápida? Irei me tornar mais competitivo?  

[Call to action] Guia para comprador de TMS  

FALE CONOSCO 

Escolhemos oferecer um serviço altamente profissional, validado pelas maiores aceleradoras da América Latina, sendo recentemente premiados pela Conecta - Impulso a Startups. Nosso modelo inovador tem reduzido custos, gerado maior transparência, autonomia, confiança e visibilidade operacional para embarcadores em todo o Brasil.