DICAS DE COMO FAZER AUDITORIA DE FRETES

Auditoria de frete é um dos pilares para uma boa gestão de sua empresa, essa prática que permite a você embarcador analisar e identificar se o valor cobrado transportador está correto e de acordo com a tabela de frete negociada. Com a economia em crise, inúmeros impostos, falta de infraestrutura por parte do estado, você não pode ter prejuízo com valor de frete equivocado.  Por isso a auditoria de frete se tornou um pilar para sucesso de sua operação. Tarefa que precisa ser executada diariamente e por uma equipe altamente capacitada, pois averiguar se as cobranças estão adequadas ao que foi planejado e estabelecido na tabela acordada e identificar divergências e duplicidades, ou uma cobrança de serviços que não foram prestados pela transportadora, não é um processo simples.

ebook-gratis-manual-completo-do-embarcador

Conheça as principais divergências encontradas na auditoria de frete

Devido à complexidade das tabelas de frete comum em boa parte das contratações é preciso estar atento aos possíveis erros de cálculo de frete na emissão de documentos de transporte e de cobrança das transportadoras contratadas, separamos as principais origens das divergências de frete. Confira, a seguir:

  • Erro no cálculo

Esse é um dos problemas mais comuns encontrados na auditoria de fretes. Nesse caso, a cobrança do frete pode vir tanto maior quanto menor do que o correto. O principal problema disso é que a transportadora ou a empresa arcam com prejuízos. Nesses casos, a falha deve ser sinalizada e a fatura deve ser enviada novamente para que o prestador do serviço faça a correção e envie o documento com os valores corretos para o pagamento.

  • Cobrança em duplicidade

Já nesse caso, a transportadora envia a cobrança de um mesmo serviço duas vezes para a empresa. O motivo disso pode ser a falta de um controle rigoroso sobre as cobranças já enviadas. A consequência, assim como no caso do erro no cálculo, é prejuízo financeiro para sua empresa, que pode acabar pagando um valor maior do que o devido.

  • Problemas com as tabelas de frete

O processo de criar e implementar tabelas de frete já é bastante complexo, principalmente pelo fato de as transportadoras usarem variáveis diferentes para formar o preço do serviço de transporte. O problema surge quando, por algum motivo, essas tabelas apresentam falhas e realizam um cálculo incorreto. Nesse caso, existem duas situações:

  • >a transportadora pode fazer uma cobrança errada;
  • >a empresa pode ter problemas para realizar a auditoria de fretes 

Esta é uma das adversidades mais graves, já que pode levar bastante tempo até que a inconsistência seja identificada e mais tempo ainda para corrigi-la e solucionar a situação.

  • Cobrança de serviços que não foram prestados

Este também é um problema bem comum no que diz respeito à auditoria de fretes: a cobrança de serviços que não foram prestados. Ele pode surgir em decorrência de uma falha na transportadora em organizar as cobranças. Caso haja dúvidas a respeito de determinada fatura, o ideal é retornar a cobrança para o prestador de serviços responsável e solicitar o comprovante de entrega referente ao transporte que está sendo cobrado. Assim, se a cobrança for indevida, a transportadora deve retirá-la do montante enviado. Como podemos ver, existem situações que podem acontecer na auditoria de fretes e que revelam falhas no processo de cobrança. Pode-se dizer que este monitoramento é fundamental para evitar que sua empresa arque com custos que não foram gerados. Ou que seus fornecedores de transporte não tenham prejuízos operacionais — o que pode acarretar a queda do desempenho.

Para uma boa auditoria é necessário uma gestão de fretes integrada e automatizada.
  • Auditoria de frete por meio de sistema tms

A tecnologia  também oferece seus eficientes recursos na auditoria de fretes. Existem softwares capazes de realizar todo processo com maior agilidade e redução de erros e segurança de dados. Entretanto, mesmo com uma solução tecnológica, é necessário designar pessoas para conduzir o processo, demandando tempo e produtividade dos colaboradores. Conheça: sistema TMS da Everlog para gestão de fretes!

  • Auditoria terceirizada – Outsourcing

Hoje, a principal maneira de como fazer uma auditoria de frete é por meio de uma empresa terceirizada. Desse modo, todo o processo é direcionado a profissionais  que terão  foco e dedicação em realizar a etapa. Repassar esse trabalho também é útil por ter em um local todos esses números reunidos e em análise. Elas ajudam a empresa a avaliar se os custos de frete estão compatíveis com a realidade da empresa.

Conheça: Serviço de Outsourcing para gestão e auditoria de frete!

EVERLOG oferece solução completa para gestão de frete

Somos uma startup que busca garantir uma excelência em sua gestão de frete, hoje atendemos grandes embarcadores oferecendo uma equipe especializada para terceirização e sistema TMS de ponta, permitindo sua empresa ter dados confiáveis e aumento de lucro com menor risco de pagar custos indevidos de transporte, agende uma demonstração pelo site!

 

 

2 respostas para “TECNOLOGIA PARA AUDITORIA DE FRETE”

  1. 📦
    Somos da empresa Logística Sergipe com matriz em Aracaju(capital) e filiais e bases no interior do estado de Sergipe.

    ATUAMOS NOS SERVIÇOS DE:

    • Entregas de e-commerce, encomendas e produtos.
    • Coletas e embarques de cargas aéreas e terrestres.
    • Cargas Dedicadas e Fracionadas.
    • Armazenagem.

    Nos colocamos a disposição para uma futura parceria.

    Visite: http://www.logisticasergipe.com.br

    Domiciano Vieira
    Diretoria Operacional
    +55 79 3211-7001 | 9 9982-0298
    comercial@logisticasergipe.com.br
    http://www.logisticasergipe.com.br

  2. Excellent article. Congratulations on the information

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas sobre Gestão de Fretes & TMS Embarcador


Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você