GESTÃO DE FRETE COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA

Realizar a gestão de frete é muito mais que uma rotina. É um desafio. 

Avaliando a relação entre embarcadores e transportadores, em média, 7% das cobranças realizadas pelas transportadoras possuem erros segundo a ANTT. Cerca de 22% de todos os CT-es emitidos possuem algum tipo de divergência. Este dado revela que esta atividade não pode ser subestimada, sendo imprescindível conhecer métodos, processos e tecnologias capazes de gerar resultados que realmente façam sentido para o negócio. 

Afinal, o que é a gestão de fretes? 

Basicamente trata-se de uma gestão que controla todas as etapas de entrega de um produto. Sua atividade pode ser entendida como o conjunto de ações que administram e auxiliam a logística da empresa com foco em atribuir melhorias como: 

  • Processos otimizados 
  • Redução dos custos 
  • Garantia de compliance 
  • Redução das ocorrências 
  • Visibilidade operacional

Entre outros. 

Por que a gestão de frete é tão importante?

A gestão de frete ajuda, de maneira estratégica, a empresa a se tornar mais competitiva. Além disso, por meio dela, o gestor tem maior controle sobre diversas tarefas da empresa. Ou seja, ele consegue monitorar a execução dos serviços, realizar a auditoria e conferência do frete, além de avaliar os fornecedores (especialmente se o transporte for terceirizado).

Quando associada a um bom TMS Embarcador, é possível ainda calcular e controlar outras variáveis, como a distância, o tipo de frete, as melhores vias (visando a entrega mais rápida dos produtos) e realizar a combinação dos modais. Ou seja, ela é fundamental justamente por assegurar um atendimento mais eficaz ao cliente, garantindo sua satisfação, bem como a qualidade das entregas e a lucratividade da empresa.

Como é realizada a gestão de frete?

Algumas funcionalidades são comuns à gestão de fretes e aplicáveis aos softwares que a auxiliam. O primeiro passo é conhecer os processos e as demandas da organização no que diz respeito tanto aos serviços quanto à qualidade deles, levando em consideração os custos embutidos para garantir o objetivo desejado.

Depois, é fundamental conhecer as características do transporte adotado no frete. Isso permitirá a contratação dos melhores e um alinhamento para a distribuição dos produtos de maneira otimizada. Feito isso, a empresa deve inserir informações que permitirão uma gestão mais eficaz.

EVERLOG pode ajudar você com outsourcing e com sistema TMS

A Everlog é uma startup especializada em Gestão de Frete para o Embarcador. Ao unir o melhor do outsourcing com o melhor da tecnologia em TMS (Transportation Management System), é possível gerar uma integração eficiente entre pessoas, processos e tecnologia, permitindo ao Embarcador reduzir os custos com headcount e com a contratação de fretes, além de aumentar a visibilidade operacional das entregas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você