GOVERNO ANUNCIA PROJETO DE DOCUMENTO DE TRANSPORTE

O  Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, anunciou no dia 27 de maio de 2019 o projeto piloto de Documento de Transporte Eletrônico.

A novidade que entrará em fase de testes pelos próximos meses tem como objetivo a unificação de 20 documentos que são necessários para as operações de transporte de carga no Brasil.  Com essas novas medidas, o Governo Federal visa diminuir a burocratização do processo de transporte.

“Vamos acabar com a necessidade de intermediários, diminuir a evasão fiscal, trazer justiça tributária e aumentar a arrecadação. A exigência de documentos e procedimentos complicados onera a operação para o caminhoneiro, que sofre com a burocracia e com os altos custos dos serviços de despachante”, afirmou o Ministro.

gestao-eficiente-de-frete

Com o desenvolvimento da nova tecnologia, as informações de 20 documentos que  devem ser apresentados pelos caminhoneiros serão reunidos no Documento de Transporte, por meio de um aplicativo de celular. “A leitura eletrônica dos dados do veículo e da operação, realizada por meio de um chip acoplado ao veículo, vai permitir que o caminhoneiro ou transportadora seja autorizado a seguir viagem sem precisar ser parado no caminho e sem a necessidade de apresentar documentos em papel nos postos de fiscalização e pesagem.” explica a Assessoria de Comunicação do Ministério da Infraestrutura.

Essa ação é resultado do Projeto 3i – Rede Brasil Inteligente, que pretende usar a tecnologia para aprimorar e simplificar a logística do país.

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:

x

Fale Conosco

x

Ligamos para Você