3 DÚVIDAS SOBRE AUDITORIA DE FRETE E 1 BENEFÍCIO!

[Imagem] 3 dúvidas sobre auditoria de frete e 1 benefício PNG (1)

A logística está presente em indústrias dos mais variados setores ou porte. Seu potencial estratégico tem dado aos gestores de frete papel de protagonista na obtenção de melhores margens, maior competitividade e otimização dos processos. Progredir na entrega desses indicadores e, consequentemente, na obtenção de lucro é um desafio que exige um conjunto de esforços com potencial de transformar a gestão logística com viés voltado aos resultados.
A receita parece simples: a partir do momento que a análise técnica, processual e tecnológica entre em campo, é possível diminuir os erros em cálculos permitindo que os custos envolvidos sejam devidamente avaliados. Logo, diminui-se gastos desnecessários abrindo a “guarda” para geração de lucro. Porém, na prática, é preciso dominar quais são os principais recursos que garantem a execução deste plano de rentabilidade, sendo que a auditoria dos fretes se destaca como propulsor desta estratégia.

Afinal, o que é auditoria de frete?

De forma resumida, é basicamente a conferência das faturas enviadas pelos transportadores a fim de identificar divergências nos valores combinados, erros ou cobranças indevidas. Essa prática tem ganhado evidência por contribuir, dentre outros benefícios, com a melhorias angulares que vão desde a comunicação com as transportadoras até a ampliação da visibilidade operacional.

Auditoria de frete na gestão de valor

Conferir o frete apenas na fatura pode acarretar em erros graves no controle das cobranças. O processo deve ser acompanhado de forma próxima e minuciosa em todas suas etapas, permitindo uma análise diária e melhorando a reação do seu time em tempo. Esta demanda tem justificado o aumento dos serviços de outsourcing na gestão dos fretes, já que ideias inovadoras tem contribuído muito para este complexo mercado. Aqui na Everlog, por exemplo, nosso time é composto por profissionais com experiência na análise, monitoria e ação proativa nos conflitos e falhas existentes em cada etapa do processo de auditoria.  

Por que não aguardar fatura?

Por envolver instituições bancárias, a correção de erros em faturas costuma ser mais trabalhosa. Em algumas transportadoras, em caso de erros com frete, não é possível alterar e é necessário abater o valor em fretes futuros. Outro procedimento, que também toma certo tempo do embarcador, é emitir a Nota de Anulação de Frete para realizar anulação do Conhecimento e a emissão com valor correto. Todos esses processos desgastam e redirecionam o olhar do gestor de fretes para resolução de conflitos, lhe impedindo de atuar no core business do seu negócio.

Benefício

Por mais que o foco principal deste texto defenda a possibilidade de obter lucro através da gestão de frete por meio da auditoria, sabemos que o ambiente competitivo nas indústrias tem exigido a construção de um modelo capaz de fornecer benefícios angulares para toda a cadeia logística. Para isso, a perfeita triangulação entre pessoas, processos e tecnologia ganha força, resultando em ganhos angulares em todas as camadas de gestão. Com os procedimentos tomados, a empresa embarcadora dificilmente terá prejuízo por conta de valores cobrados incorretamente fora da tabela negociada, reajuste automático, valores além da cotação ou cobranças indevidas. No entanto, vale ressaltar: é importantíssimo contar com o auxílio de profissionais especialistas e um software de gestão, pois diminui a margem de erros que podem acarretar em prejuízos.
[Call to action] Guia para comprador de TMS



EVERLOG Solução completa para Gestão de Frete

A Everlog é referencia na gestão de frete para embarcadores dos mais diversos segmentos, nós oferecemos uma plataforma completa e de fácil implantação para a gestão do seu transporte, que une o melhor do outsourcing com o melhor da tecnologia, com sistema TMS de ponta, oferecendo comodidade e segurança em suas operações.