fbpx

5 DICAS PARA REDUÇÃO DE CUSTOS COM A GESTÃO DE FRETES

A necessidade de cortar custos não é novidade, mas deve ser realizado de forma organizada e planejada para extrair os melhores resultados possíveis. Se você é gestor de frete ou de transporte uma coisa é certa este é um desafio, pois o custo de frete é um dos maiores que a empresa absorve na execução de suas atividades. O frete é uma variável importante e que não oferece alternativa, a redução deve ser encontrada por meio de uma excelência em gestão de frete, por isso separamos dicas para auxiliar nesta missão.  

Adote indicadores de desempenho

Na área de logística é preciso identificar quais atividades de maior impacto devem ser monitoradas. Os exemplos mais comuns são o atendimento aos prazos de entrega, prazo de lead-time e utilização da capacidade máxima de cada veículo. Cada atividade será representada em forma de relatórios ou gráficos para ponderação por parte dos gestores. Os indicadores apontarão quais recursos estão sendo consumidos em cada atividade e servem como base para a identificação de medidas para reduzir custos na logística. O desempenho da equipe também pode passar por avaliações frequentes tanto para oferecer feedback, como para acompanhar a evolução das metas.

Priorize transportes com preço acessível

Se sua empresa trabalha com transporte terceirizado, é fundamental planejar a modalidade de transporte que será utilizada para as entregas. O ideal é que o transporte aéreo seja utilizado apenas em casos de urgências na entrega (que podem ocorrer em decorrência de fatores internos ou externos), por exemplo. Existem operadores logísticos com diversos clientes e operações muito bem estruturadas, que têm um alto volume de carga e conseguem entregar até mesmo em áreas mais afastadas, com um prazo razoável e um preço muito mais acessível do que o transporte aéreo.

Só é preciso ter o cuidado de verificar a reputação do parceiro de transporte anteriormente, já que a qualidade é um fator tão fundamental quanto o custo. Essa medida é necessária para que se mantenha um nível mínimo do que se espera de um serviço — evitando prejudicar a experiência dos clientes.

Contrate parceiros de confiança

Ainda sobre a terceirização do serviço de transporte, é de extrema importância contratar parceiros que sejam confiáveis, além de oferecer condições de pagamentos competitivas para distribuir suas cargas.

Além de buscar prazos satisfatórios, é essencial controlar o nível de serviço, avaliando se a maioria das cargas são entregues dentro do prazo e sem reclamações (de avarias e extravios, por exemplo) por parte dos clientes.

Vale estabelecer cláusulas que penalizem a transportadora caso as condições do contrato não sejam cumpridas.

Adquira um sistema TMS para gestão de frete

Muitos gestores ainda pensem que esse tipo de sistema é destinado apenas às transportadoras para sua organização logística, o TMS Embarcador tem sido cada vez mais utilizado pelas organizações que precisam definir qual a melhor proposta entre os orçamentos recebidos das empresas de transporte e qual o melhor frete para sua mercadoria. Por isso, vamos focar nossas atenções sobre a plataforma voltada ao embarcador.

Baseado em conceitos como Business Intelligence e Big Data Analytics, esses softwares são capazes de cruzar centenas de milhares de dados de inúmeras transportadoras (por meio de algoritmos e técnicas estatísticas complexas) para encontrarem, em poucos segundos, qual a melhor opção de transporte para cada tipo de mercadoria e vários outros benefícios.

Terceirize a gestão de frete para especialistas

Os benefícios de trabalhar com uma empresa com expertise em outsourcing de gestão de fretes podem ir muito além do custo inicial que você imagina.

O conhecimento da legislação específica, dos tipos de veículos mais interessantes para o transporte das suas mercadorias, até mesmo outros modais, também o acesso à tecnologia de ponta para criar roteiros, otimizar entregas e fazer uso de seguros mais vantajosos, torna-se um grande diferencial.

Ter know-how em determinado segmento de mercado faz com que seus recursos sejam empregados da melhor forma possível, reduzindo falhas processuais, acidentes e perdas.

Leia também: Outsourcing solução ideal para gestão de frete

 
Gostou deste conteúdo? Receba gratuitamente em seu e-mail
Cadastre o seu e-mail agora mesmo